Semana Hermilo pelas lentes de Sérgio Gusmão

Dança no Hermilo - 01 a 18 de agosto Dança Para Josefina

Após residência artística de dois meses em Portugal, Grupo Acaso volta ao Recife e inicia, a partir desta quinta-feira, temporada do espetáculo de dança “Para Josefina”, concebido pela neta da saudosa pianista Josefina Aguiar em homenagem a avó.



Foram dois meses de residência artística no município de Fafe, em Portugal, a convite do projeto “Fafe Cidade das Artes”, em parceria com a Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco), e finalmente os pernambucanos do Grupo Acaso voltam ao Recife para cumprir nova temporada do espetáculo “Para Josefina”, que os levou a Portugal graças à apresentação no Janeiro de Grandes Espetáculos deste ano, quando foram vistos por curadores. Lá, além de sessão da montagem, muito bem recebida, a equipe pôde participar da criação de um novo espetáculo de dança, também sob direção de Bárbara Aguiar, mas desta vez direcionado à infância e juventude, “O Tempo Perguntou ao Tempo”, como fruto dessa residência artística (a estreia se deu a 7 de julho último), e que conta com a participação da Escola de Bailado de Fafe. A viagem recebeu apoio do Ministério da Cultura no Brasil. A apresentação de “Para Josefina” em terras portuguesas aconteceu no dia 21 de junho, no anfiteatro da biblioteca municipal de Fafe. “Foi lindo! O público gostou bastante do trabalho, principalmente da fusão do contemporâneo com o popping”, diz a diretora Bárbara Aguiar.


Graças ao Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Viana 2012, na categoria Novos Talentos, o Grupo Acaso volta a apresentar no Recife o seu primeiro trabalho de estreia, “Para Josefina”, de 2012, e que já conseguiu tamanha repercussão. A curta temporada acontecerá a partir desta semana, de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 16h, até dia 18 de agosto (excetuando dias 15 e 16), no Teatro Hermilo Borba Filho. A obra faz uma homenagem a consagrada e saudosa pianista pernambucana Josefina Aguiar, falecida em junho de 2005, a partir das impressões de sua neta, a diretora e bailarina Bárbara Aguiar, que declara seu amor à avó em criação que traz como ponto de partida a fusão entre a dança contemporânea e o popping, um estilo do universo hip hop. Com trilha sonora executada pela própria Josefina, as várias faces desta artista são reveladas, de personalidade irrequieta, irônica até; de uma pianista que, no despertar do seu talento, percebeu o corpo como parte do seu instrumento musical. Neste retrato bem particular, sua enorme fé, a luta contra o câncer e até um certo humor às avessas (ela era conhecida como “Leoa do Norte”) também ganham a cena, sempre com muita poesia. Direção: Bárbara Aguiar. Assistência de direção: Fernando Oliveira. No elenco, Hulli Cavalcanti, Fernando Oliveira, Felipe Dupopping, Marcelo di Paula e Hayla Cavalcanti.

Fotos de Reuel Almeida.

Teatro Hermilo Borba Filho
Temporada: do dia 01 ao dia 18 (quintas, sextas, sábados e domingos)
Ingressos: R$10,00 (preço único)
Informações: 3355-3320/ 3355-3321

Arquivos