"Como Esquecer" no Teatro Hermilo Borba Filho - 29 de agosto de 2013



A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, promove, na  quinta-feira (29), no Teatro Hermilo Borba Filho, a exibição do filme “Como Esquecer”, de Malu de Martino.


O filme mostra uma história de perdas amorosas, frustrações e do valor da amizade. Com Ana Paula Arósio, no papel de Júlia, uma professora de Literatura Inglesa abandonada por Antônia, a mulher que amava há 10 anos.

Júlia vai reaprender a tocar a vida. Essa superação será vivida ao lado do melhor amigo (Hugo), personagem de Murilo Rosa. Também no elenco Arieta Correa, Bianca Comparato, Natalia Lage e Pierre Baitelli.

A exibição será seguida de debate sobre Lesbianidade e a aceitação da sua visibilidade com a integrante do Grupo de Pesquisa em História Social e Cultural da UFRPE, mestre em História Social da Cultura Regional, Juliana Rodrigues.

Serviço:
  • Mostra Visibilidade Lésbica
  • Local: Teatro Hermilo Borba Filho
  • Data: 29/08/2013
  • Horário: 19 horas
  • Endereço: Rua do Apolo, 121 – Bairro do Recife
Fonte: PCR

Post: Erika G.L.França

Tonino Arcoverde prepara nova turnê do disco Depois da Chuva


Cantor faz show em cinco cidades pernambucanas em homenagem ao poeta Cancão
Poesia e música se unem na nova turnê do cantor e compositor Tonino Arcoverde. Ele prepara uma nova temporada de shows de lançamento de seu mais recente disco “Depois da Chuva”, com entrada gratuita, a partir do dia 22 de agosto, com patrocínio do Funcultura/Governo do Estado. O cantor priorizou municípios de Pernambuco para fazer uma homenagem ao poeta Cancão, que em 2012 faria 100 anos.
Os shows, sempre às 20h, acontecem em Caruaru (dia 22, no Sesc Caruaru), Recife (dia 24, no Teatro Hermilo), Arcoverde (dia 29, no Sesc Arcoverde), São José do Egito (dia 30, no Marcelo’s Bar) e em Triunfo (dia 31, no Teatro Guarany). As canções do disco "Depois da Chuva" estão no repertório do show, que será acompanhado pelos músicos Publius Lentulus (bamdolim e guitarra), Hugo Linns (baixo), Emerson Calado (bateria) e Eduardo Buarque (viola).
Participações especiais também são previstas na turnê. O grupo Em Canto e Poesia e Júlio Cezar, no acordeon, sobem ao palco no Recife. Em Caruaru, Tonino é acompanhado por Hebert Lucena.  
Sobre Tonino Arcoverde
Cantor de compositor, Tonino Arcoverde nasceu em 19 de agosto de 1959, em Palmares/PE. Radicado em Arcoverde, sertão de Pernambuco, por cantar as belezas e histórias da “terra do Cardeal” acabou recebendo como sobrenome artístico o nome deste lugar. Em suas canções o regionalismo é uma forte variante: o homem do campo, as belezas naturais do sertão e as velhas histórias de vilarejos da região são fontes de inspiração para o seu trabalho.
Começou sua carreira artística nos anos 80, apresentação de Lima Duarte e Rolando Boldrim; do projeto Seis e Meia com Wagner Tiso e com Vital Farias; do projeto Pixingão com Renato Borgetti; do programa Balancê na radio Excelsior com Fausto Silva e já foi parceiro de palco de Tavinho Moura e de Vital Farias em apresentações no recife e na Paraíba. Em 1992 lança o LP “Na Hora dos Bondes” relançando em CD em 1998; Participou da gravação do CD Sertania com das músicas de sua autonia, sendo uma delas interpretada por ele: Participou de quatro festivais de inverno de Garanhuns abrindo os shows de Paulinho Moska, Paulo Diniz, Fagner e Sa grama. Abriu também o show de Toquinho em 2005 no projeto + MPB. Atualmente Tonino Arcoverde vem desenvolvendo parcerias com o cantor e compositor Publius e lançou dois discos com a produção do mesmo, os elogiados: “Dança das Abelhas” (2005) e “Chuva” (2007).
Tonino em 2012 lançou o projeto especial em que musicou poesias de João Batista de Siqueira (Cancão): “Depois da Chuva”, que mais uma vez conta com a direção musical de Publius Lentulus e desta feita com a participação de músicos atuantes no cenário pernambucano como Emerson Calado, Juliano Holanda, Eduardo Buarque, Hugo Linns, Júlio César e Deco Trombone.
Em 2012, Cancão completaria cem anos de idade e a divulgação desse projeto no âmbito estadual contemplaria e homenagearia uma grande personalidade do sertão pernambucano divulgando o seu nome em diversas regiões.
Sobre Cancão
João Batista de Siqueira foi um homem simples, do campo, um agricultor. Começou tocando viola, mas logo deixou de lado para escrever poemas, suas revelações para guardá-las dentro de uma caixa de sapatos. Em seus textos, exprime o sentimento vindo  da natureza dos cactos, das macambiras,  pássaros.
Lendo os poemas de Cancão, alguns estudiosos e pesquisadores chegaram a insinuar a não autenticidade de sua obra, por uma possível psicografia dos seus escritos.
ÉS DAS REGIÕES POLARES
A MAIS DELICADA PLANTA
VIVES IGUAL UMA SANTA
ENTRE AS TOALHAS LUNARES
OS GÊNIOS DOS LONGOS MARES
DÃO-TE ATRAÇÃO SOBERANA
ÉS A MAIS GENTIL LIANA
EM FORMA DE CRIATURA
NASCESTE DA NINFA PURA
DA MARESIA INDIANA
O poeta, escritor e político de Sertânia Wlisses Lins de Albuquerque, foi quem apresentou o primeiro livro de Cancão: Musa Sertaneja. Em seu discurso de posse na Academia Pernambucana de Letras exaltou a região e os poetas do Pajeú e Cariri, de Pernambuco e da Paraíba.

Serviço
Turnê de Tonino Arcoverde do disco “Depois da Chuva”, em homenagem a Cancão
Entrada gratuita (ingressos serão distribuídos duas horas antes nos locais dos shows)
Patrocínio – Funcultura/Governo de Pernambuco
Dia dia 22 – Caruaru
Sesc Caruaru, às 20h

Dia 24 - Recife
Teatro Hermilo, às 20h

Dia 29 - Arcoverde
Sesc Arcoverde, às 20h

Dia 30 - São José do Egito
Marcelo’s Bar, às 20h

Dia 31 - Triunfo
Teatro Guarany, às 20h

Imagens: Pri Buhr

Informações:

Arquivos