Histórias Recicladas




Coopvila apresenta ESPETÁCULO TEATRAL Historias Recicladas
Catadoras encenam Histórias de vida, de Fatos Que marcaram SUAS Vidas e
é Sua Luta POR Trabalho e moradia Dignos. "A luta continua!"

Histórias Recicladas 
ESPETÁCULO teatral de catadoras de Maceió, Alagoas.
Quando: 11 de Dezembro, 20:00 horas
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho
Patrocínio: Petrobras

Doze Mulheres, COM IDADE variando Entre 16 e 53 anos, Integrantes da Coopvila, a Cooperativa de Catadores da Vila Emater e filhas-de-catadoras Que Vivem, na Vila Emater II, São como Estrelas da Montagem Teatral Historias Recicladas. A PEÇA retrata a História de vida de catadoras Que trabalhavam no Antigo lixão de Maceió e TEM Como tema central a Reciclagem e Renascimento.

O Cenário Remete à Intimidade de Uma Sala de estar, na qua dez catadoras, Duas Jovens da Comunidade e Uma educadora social, recebem o Público de forma simples e envolvente, rememorando e REPRESENTANDO uma Trajetória de SUAS Vidas, faça interior Ao lixão de Maceió Até um Criação da cooperativa.

O ESPETÁCULO Histórias Recicladas TEM Como Objetivo sensibilizar O Público do Pará A Questão da Reciclagem e SUAS implicações, despertando uma Reflexão Sobre os Desafios da Construção de Uma Sociedade Justa e Sustentável, A PARTIR fazer questionamento central: "Qual É O Lixo de SUA vida?"

Processo de Trabalho
Em 2012, Carlos Lagoeiro, Diretor da companhia Teatro Munganga, com sede em Amsterdã, Holanda, foi Convidado cabelo Ceasb - Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu Pará hum Trabalho com como catadoras da Coopvila, Preparando-Pará atuarem como also Como Agentes Culturais, expressando SUAS Histórias e Desejos de futuro POR Meio da arte.

Durante Dois meses, como catadoras vivenciaram hum Processo de Formação em teatro, Participando de Oficinas de Voz, Expressão Corporal, Atitude Cênica, Análise de texto (e contexto) e Interpretação. Tambem participaram da Criação do texto fazer ESPETÁCULO, that reuniu cordel e RELATOS a Partir dos temas trabalhados. O Trabalho Contou com o Apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente.
Em 2013 O Trabalho foi retomado e fortalecido, como Integrando Ações do Projeto Coopvila: Reciclar e Educar,  com o patrocínio da Petrobras.

A COOPVILA

A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) e Um Empreendimento de economia solidária situada na Cidade de Maceió (AL). Fundada em dezembro de 2008, formada E POR 36 cooperados, Sendo a maioria Mulheres, Que as antes trabalhavam Pssaro UO não Antigo lixão de Maceió (DESATIVADO em abril de 2010).
Dentre como Atividades desenvolvidas destacam-se: Incentivo Ao cooperativismo Junto EAo catadores e catadoras; Implantação da Coleta Seletiva condomínios EM, Residências, Instituições de ensino, Estabelecimentos Comerciais e Órgãos Públicos; Mobilização Social POR Meio de ações Culturais e Educativas; Além da Atuação em fóruns e Conselhos, com o Objetivo de Construir Políticas Públicas Que promovam a Inclusão Social e Econômica dos catadores de materiais Recicláveis.




A COOPVILA Faz Parte do Movimento Nacional dos Catadores e fazer Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Ao Longo da SUA Trajetória, conquistou Parceiros IMPORTANTES, dentre enguias, a Petrobras, a Fundação Banco do Brasil, Funasa, do Trabalho (TRT-AL) e SEBRAE Tribunal Regional. Atualmente Realiza o Projeto "Coopvila - e Reciclar Educar", Patrocinado Pela Petrobras, Que Tem contribuído par o fortalecimento da Gestão coletiva; a Organização do Trabalho, Expansão da Coleta Seletiva EA AMPLIAÇÃO da Comercialização da Coopvila, ó intercambio de experiencias e Articulação COM Organizações e Redes de Cooperativas de catadores.
FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Carlos Lagoeiro - Teatro Munganga
Assistência de Direção: Claudia Maoli
Elenco: Eliene da Silva, Antônia Paulo dos Santos, Ivanilda da Conceição Gomes; Maria Carmira da Silva, Irenilda Maria da Conceição, Fabiana Amaral da Conceição, Maria Célia Silva dos Santos (China), Márcia Maria Silva dos Santos, jadna Santos da Silva, Fernanda da Silva Monteiro, Jedna Santos da Silva e Ana karolaine Silva dos Santos .
Direção de arte: Marcelo Santiago
Coreografia: Edu Passos
Video Arte: Gustavo Gelmini
Imagens do vídeo "O Lixão Sai, a Gente Fica" Direção de Marcelo Pedroso, Ceasb (2010).
Assistente cenografia: Beto Normande
Assistente figurino: Wiane Moreira
Cordel: "Do Êxodo rural, assim Favelas da Capital": Helcias Roberto Pereira
Assessoria: Ceasb - ​​Coordenação Geral: Eduardo Normande; Coordenação Pedagógica: Ana Lúcia Ferraz Menezes; Educadores:  Emanuel Lucas de Barros, Fernanda da Silva Monteiro e Helcias Roberto Pereira.

Coopvila: http://www.coopvila.com/
Ceasb: http://www.ceasb.org.br/
Teatro Munganga: www.munganga.nl www.facebook.com/teatromunganga

COOPVILA - Cooperativa dos Catadores da Vila Emater
Rua Livramento, s / n, Vila Emater, Jacarecica. Cep: 57,038-647 Maceió-AL / (82) 3241-4739
Email: coopvila.al@gmail.com /
Redes sociais: Coopvila (Facebook) /coopvila_al (Twitter) /



Arquivos