"Leituras Cruzadas III: Lendo Osman Lins", de 18 a 20 de julho, no Teatro Hermilo Borba Filho



Imagem do acervo: Teatro Dubando

Se vivo fosse, o escritor Osman Lins, falecido em 1978, teria completado 90 anos em 2014 (nasceu em 5 de julho de 1924). Este foi um dos motes para o grupo Teatro Dubando Alexsandro Souto Maior, Edjalma Freitas, Greyce Braga, Vanessa Lins,  Alcides Córdova e Mirian Ásfora – homenageá-lo no projeto “Leituras Cruzadas III: Lendo Osman Lins”, evento que promove o diálogo entre diversas linguagens artísticas. Nesta terceira edição, de 18 a 20 deste mês, com entrada franca, no Teatro Hermilo Borba Filho e incentivo fundamental  do Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco, é o autor pernambucano, natural de Vitória de Santo Antão, e pai da peça “Lisbela e o Prisioneiro” (escrita em 1964 e que virou espetáculo de sucesso, especial da TV Globo e filme pelas mãos de Guel Arraes), mas que também escreveu contos, romances e crônicas elogiadas, ganha destaque com programação de palestras, leitura dramática, ensaio aberto de espetáculo, exibição de vídeos e debates com o público.


Teatro Dubando. Foto: Angulo Cinematografia

Sandra Ribeiro. Foto: Adalberto Rodrigues

Luiz Carlos Vasconcelos. Foto: Divulgação Teatro Dubando

Além da dramaturgia de “Lisbela e o Prisioneiro”, Osman escreveu a peça “Santa,  Automóvel  e  Soldado”  em  1975,  um  teatro  engenhoso  que  ele intitulava  de  novo  teatro  épico.  No  campo  da  literatura,  “Avalorara”(romance  de  1973)  é  sua  obra  de  maior  destaque.  O  autor  criou  um palíndromo, uma espécie de manual para se fazer a leitura da narrativa,dentro de uma espiral a partir dos quais vão sendo desenvolvidos todos os capítulos  do  livro.  Sua  trajetória  literária  é  marcada  com  muito  rigor  e paixão pelo ofício. O “Leituras Cruzadas III: Lendo Osman Lins”, então, vai contar com a participação de dois dos principais pesquisadores da obra de Osman em Pernambuco: os professores Lourival Holanda e Fábio Andrade,além da  jornalista  Ivana  Moura,  que  escreveu o  livro  “O Matemático  da Prosa”, sobre o autor e a obra dele, seja literária ou dramatúrgica; e ainda afilha mais nova do escritor, Ângela Lins, entre outros convidados.“O  Leituras  Cruzadas"  busca,  assim,  divulgar  uma  obra  que  permeia  o universo popular, mas que encontra abrigo no universo erudito. Esta é a oportunidade de difundirmos visões acerca de um autor singular e versátil”,diz o coordenador Alexsandro Souto Maior, também escritor, diretor e ator de teatro. A abertura do evento, na sexta-feira, dia 18 de julho, contará coma presença de Leda Alves e Ângela Lins.  As duas compartilharão com o público momentos significativos da vida e da obra de Osman Lins. Osman foi amigo e aluno de Hermilo Borba Filho na Escola de Belas Artes, homem de teatro com quem Leda foi  casada e atriz no grupo Teatro Popular  do Nordeste (TPN). A mediação será do professor Fábio Andrade (UFPE).No segundo dia, sábado, 19 de julho, o ensaio para o espetáculo “Perdidos e Achados”, narrativa do livro “Nove, Novena”, dirigido por Alexsandro Souto Maior, ilustrará a mesa que será composta por Robson Teles (professor de Literatura da Unicap e dramaturgo) e Luiz Carlos Vasconcelos, ator e diretor paraibano,  atualmente  na  novela  global  “Geração  Brasil”.  Robson  Teles falará das narrativas osmanianas da obra “Nove, Novena” (de 1966), que possuem aspectos do gênero dramático. Enquanto Luiz Carlos Vasconcelos falará  de  sua  experiência  ao  montar  a  narrativa  “Retábulo”.

PROGRAMAÇÃO "Leituras Cruzadas III: Lendo Osman Lins"
Dias: do dia 18 ao dia 20 de julho
Teatro Hermilo Borba Filho
Entrada Franca


Dia 18/07/2014 
Percursos da Memória [sexta - 19h]
19h- Coquetel de abertura
19h30 - Abertura - Curadores e Coordenador Geral
19h40 - Palestra - com Ângela Lins, Leda Alves e Fábio Andrade.
20h20 - Debate aberto ao público

Dia 19/07/2014
Osman Lins em Cena [sábado - 18h]
18h - Apresentação artística:   "Perdidos e achados" ( peça inspirada em narrativa homônima de Osman Lins), de Osman Lins, com Teatro Dubando.
 19h- Coquetel
19h20 - Palestra - Luiz Carlos Vasconcelos e Robson Telles
20h - Debate aberto ao público

Dia 20/07/2014 
Osman Lins: "Leituras Cruzadas" [domingo - 16h]
16h - Leitura dramática de Mistério das figuras de barro, de Osman Lins com o Cia. Fiandeiros
16h30 - O Teatro da Palavra  de Osman Lins com Ivana Moura
16h50 - Debate aberto ao público






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos