
O Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo Hermilo foi inaugurado no ano 2000 pela PCR em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com uma estrutura que compreende o Cine-Teatro Apolo, o Teatro Hermilo Borba Filho e o Centro de Documentação Osman Lins. Sua meta é se tornar um centro de referência das artes cênicas e neste sentido, planeja e desenvolve ações sistemáticas que visam formação e o aprimoramento, criação, pesquisa e uma programação de reconhecida qualidade artística.
Sonora Brasil no Teatro Hermilo Borba Filho
Em sua 16ª edição, o Sonora Brasil apresenta Tambores e Batuques, Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, temas que circularão pelo país em 2013 e 2014, com a participação de oito grupos musicais.
Em 2013, Tambores e Batuques circula pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2014, os grupos trocam de circuito, permitindo que os temas circulem por todo o país.
Tambores e Batuques apresenta manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado. Os grupos circularão utilizando instrumentos fabricados artesanalmente, de acordo com as tradições de suas comunidades, apresentando repertório de cânticos que aludem a fatos da vida social, ao trabalho e às crenças religiosas.
Raízes do Bolão, do quilombo do Curiaú no Amapá, apresenta o marabaixo e o batuque; o samba de cacete é trazido pelo Samba de Cacete da Vacaria, da região de Cametá no Pará; da cidade de Antônio Cardoso na Bahia, o grupo Raízes do Samba de Tocos canta e dança o samba de roda; e do Rio Grande do Sul vem o Alabê Ôni, constituído por músicos e pesquisadores da cultura negra, que recuperam a história do Tambor de Sopapo. Originário da região das charqueadas de Pelotas, o instrumento está desaparecendo da tradição local. O grupo apresenta repertório de maçambiques, quicumbis, alujás e candombes.
Em 2013 são 450 concertos, em 128 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. O Sonora Brasil promove a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. Para os músicos propicia a circulação de seu trabalho para além de sua região de origem e colocando-os em contato com outros grupos musicais.
O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
PROGRAMAÇÃO DO TEATRO HERMILO
19h - ENTRADA FRANCA
Dia 16/08/14 - Quinteto Brasília [DF]
Dia 17/08/14 - Octeto do Polyphonia Khoros [SC]
Dia 18/08/14 - Quarteto Belmonte [RJ]
Dia 19/08/14 - Duo Cancionâncias [RS/MS]
Assinar:
Postagens (Atom)