II EDITAL DO PROGRAMA DE ESPAÇO DE CRIAÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO E PESQUISA DAS ARTES CÊNICAS APOLO-HERMILO.

PROGRAMA ESPAÇO DE CRIAÇÃO - 2015

O Programa Espaço de Criação é uma ação do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo criado em 2014 e foi apresentado a pesquisadores e fazedores teatrais por meio de edital para ocupação dos espaços do Centro destinando-se a projetos de Pesquisa/Montagem, por 03 (três) meses, 04 horas por dia, pelo qual foram vencedores os projetos “Três Mulheres e um Bordado de Sol” pesquisado e produzido pela Compassos Cia. De Dança; e as montagens de “Palavra da Sombra”, de Ana Maria Sobral e “Rei Lear”, da Remo Produções.

Para o ano de 2015 o Programa Espaço de Criação, recebeu algumas mudanças no foco de interesse e no tempo disponibilizado, a saber:
  • Apenas para atender a 02 (dois) Projetos de pesquisa, sendo um de Teatro e outro Dança.
  • O tempo de ocupação passa a ser de 04 (quatro) meses, no período compreendido das 8h às 11h30. 
  • Utilização pelos grupos dos técnicos de iluminação, sonoplastia e cenotécnica, que poderão para ajudá-los na criação e montagem e experimentação durante a pesquisa naqueles dias.
O edital estará disponível aqui no blog do Centro www.apolohermilo.blogspot.com.br,   e no site da Prefeitura do Recife www.recife.pe.gov.br e os interessados terão oportunidade de inscrição entre 11 de dezembro a 06 de janeiro/2015, para ocupação a partir de fevereiro de 2015. Os grupos e artistas participantes terão oportunidade de apresentação dos seus resultados das pesquisas nos teatros em que foram trabalhados.



PREFEITURA DO RECIFE
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DO RECIFE – SECULT.

II EDITAL DO PROGRAMA DE ESPAÇO DE CRIAÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO E PESQUISA DAS ARTES CÊNICAS APOLO-HERMILO. 

1.     DO OBJETO
A Secretaria de Cultura do Recife, por meio do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo - CFPACAH torna público o presente EDITAL, regulamentando o Programa de Espaço de Criação voltado ao Teatro e a Dança no âmbito da pesquisa cênica destinado a Artistas e Grupos Consolidados nos respectivos segmentos, com mais de 05 anos de atuação comprovada no Recife, e convida os interessados a apresentarem seus projetos nos termos estabelecidos a seguir.

2.     DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O Concurso pretende selecionar 02 (dois) projetos de pesquisa de Artistas ou Grupos Profissionais (comprovadamente consolidado), para ocupação dos espaços do referido Centro.


3.     DO PERÍODO DA OCUPAÇÃO

A ocupação será realizada de acordo com os seguintes espaços e calendários:

Teatro Apolo:

·         Pesquisa Dança: (Palco) Fevereiro, Março, Abril e Maio, de segunda à quinta-feira, no horário das 8h às 11h30.

Teatro Hermilo Borba Filho:

·         Pesquisa Teatro: (Palco) Fevereiro, Março, Abril e Maio, de segunda à quinta-feira, no horário das 08h às 11h30.

§ PARÁGRÁFO ÚNICO

No caso de não haver preenchimento das vagas (por decisão da comissão ou por falta de inscrição), o período/horário referente a ela(s) poderá ser preenchido por convite da gerência.

4.     DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão feitas por meio do envio de projetos de “Pesquisa” e deverão ser entregues no próprio Centro ou postados pelos Correios, via SEDEX, de acordo com o período estabelecido no cronograma descrito no parágrafo único deste item 05, e endereçados para o seguinte endereço, da forma descrita:


PROGRAMA ESPAÇO DE CRIAÇÃO
PROJETO:

ENDEREÇO:

Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo
Av. Cais do Apolo, s/nº - Bairro do Recife, Recife (PE)- CEP 50030-220
tel. 3355 3320, 3355 3319, 3355 3318.”

§ PARÁGRAFO ÚNICO

Desde já, fica acordado que só serão consideradas as correspondências postadas até o último dia de inscrições, e o seu recebimento até 05 (cinco) dias após este. Todo o processo obedece ao seguinte cronograma:
Inscrição
Seleção
Publicação resultados
Início do Espaço de Criação
Período de 11 de
Dezembro/2014 a 06 de janeiro/2015
De 07 a 09
Janeiro/2015
Dia 16
Janeiro/2015

09 de Fevereiro/2015

5.     DO PROJETO E ANEXOS
Deverá o Proponente apresentar projeto em envelope lacrado, incluindo no verso externo seu nome e a linguagem que pleiteia (Dança ou Teatro), bem como o objeto proposto apresentando internamente as seguintes informações:
    • Ementa;
    • Objetivos;
    • Justificativa;
    • Participantes da Pesquisa e breve currículo de cada um;
    • Metodologia;
    • Cronograma de trabalho do grupo ao longo do período, constando o momento previsto para apresentação pública na cidade.
    • Currículo do Artista, Grupo ou Companhia, com cópia de documentos comprobatórios da sua atuação curricular profissional, que garanta no mínimo 05 (cinco) anos de atividades.
    • Informações adicionais do projeto e do artista, grupo (entre elas: DVD de trabalhos anteriores, clipping, críticas ou textos publicados sobre o grupo/artista).

6.     DOS DOCUMENTOS E IDENTIFICAÇÃO
Deverá o Proponente incluir no projeto seu nome, informando sua personalidade nos termos a seguir:
a.     Pessoa Jurídica: cópia de CNPJ.
b.    Pessoa Física: cópia do CPF e RG, do Proponente.
c.     Comprovante de domicílio.


7.     DA SELEÇÃO

A seleção dos candidatos se dará por meio de Comissão formada por 04 (quatro) Membros, sendo 01 (um) indicado pelo Conselho Municipal de Política Cultural do Recife; 01 (um) representante do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo – CFPACAH (Coordenador Pedagógico) e 01 (um) indicado pela Gerência das Artes Cênicas da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, ficando a Presidência dos trabalhos reservado para o Gerente Geral do Centro Apolo-Hermilo, que terá direito a voz ao voto de minerva.

I- A seleção poderá se dar em até 02 (dois) dias e se constituirá na análise do projeto objeto deste edital.

II-A Classificação será por pontuação dos projetos em notas de 0 a 05, sem números decimais, em ordem decrescente, até alcançar o número de vagas disponibilizadas. 

8.     DA CELEBRAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO
Os pleiteantes selecionados, imediatamente após a entrega dos documentos à Secult (Centro Apolo-Hermilo), para efeito de celebração contratual, serão denominados de Artistas/Grupos Consolidados do Programa Espaço de Criação do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo Hermilo – CFPACAH. Celebrando-se entre as partes o devido Termo.


9.      DAS OBRIGAÇÕES DOS ARTISTAS
a.     Os Artistas terão que cumprir carga horária de no mínimo 80% (oitenta) por cento das atividades propostas. Eventuais ausências ou irregularidades na frequência das atividades, por quaisquer motivos, deverão ser comunicadas por escrito junto à Gerência de Atividades Pedagógicas do Centro.
b.    Elaboração e entrega de um Plano de Trabalho/Pesquisa detalhado das atividades a serem desenvolvidas mensalmente.
c.     Entrega de relatório no final do processo, composto por vídeos, fotos, e depoimentos dos participantes e outros.

10.   DAS OBRIGAÇÕES DO CENTRO

O Centro Apolo Hermilo fica obrigado a:
a.     Oferecer as salas dos teatros Apolo e Hermilo Borba Filho disponibilizadas em boas condições de limpeza e higiene.
b.    Disponibilizar duas vezes em cada mês do Plano de Trabalho (e constando neste), a presença dos técnicos dos teatros necessários para desenvolvimento e melhor qualidade dos trabalhos em andamento, desde que solicitados com uma semana de antecedência. 

11.  DA CONCLUSÃO DOS TRABALHOS DAS RESIDÊNCIAS

12.1  Fica obrigado aos participantes do Programa Espaço de Criação nas 02(duas) Linguagens a realizarem apresentações (quantidade a combinar e dependendo das condições de uso e pauta dos espaços), dos resultados obtidos na ocupação e toda a documentação, memória e relatórios realizados deverão ser doados em 02 (duas) cópias para o Centro de Documentação Osman Lins, do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo Hermilo - CFPACAH.

12.2     A inclusão da logomarca do CFPACAH na condição de coprodutor (ou coprodução), da Prefeitura do Recife, nos créditos do trabalho, assim como deverá haver, por todo o período de existência do trabalho, a seguinte menção: “Este trabalho foi realizado em coprodução com o Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo Hermilo dentro do Programa Espaço de Criação/2015”.



13      DA COMPROVAÇÃO DE CONCLUSÃO
O Centro Apolo Hermilo fornecerá a cada um dos Artistas concluintes certificado assinado pelo Gerente Geral do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo Hermilo, e pela Secretária de Cultura da Cidade do Recife.



       LEOCÁDIA ALVES DA SILVA
       SECRETÁRIA DE CULTURA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos