Projeto O Solo do Outro apresenta Enchente


 Foto: Danilo Galvão
SINOPSE

“Este sou eu, tanto no passado-vida morta- como no presente que se estende pelos dias pelas noites sem nada com o futuro inexistente, apenas inventado pela imaginação e com certeza diferente do que eu espero. Merda para o futuro!” 
Margem das Lembrança .Hermilo Borba Filho 

O trabalho propõe a realização de um estudo transdisciplinar que articula o conto “A Enchente” de Hermilo Borba Filho , a performance e o vídeo. A proposta compartilha alguns procedimentos deste fazer e o desenvolvimento do processo criativo. 
A Enchente é a metáfora para as catástrofes humanas atuais: migratórias e económicas...a globalização da indiferença e o fracasso do mundo capitalista desenvolvido. Pretende recontar a história através da materialidade das imagens, e de sua transparência utilizando material de arquivo encontrado para produzir conteúdos que problematizam e ampliam a catástrofe natural.
As imagens utilizadas se conformam com o material de arquivo pessoal.recortes de  grande cineastas experimentais como Jonas Mekas, Carolee Schneemann, Mustafa Abu Ali,Chris Marker,Esfir Shub,Stan Brakhage e os arquivos de video da FUNDAJ e da biblioteca de patrimonio de da Fundarpe com cenas das inundações na cidade do Recife e dos engenhos no interior do estado.

A montagem se constrói em base a procedimentos de criação que envolvem restrições e obstruções de movimentos e  alguns jogos com regras e materiais. As relações entre os corpos questionam as hierarquias e ampliam suas possibilidades ao realizarem tarefas de improvisação. 

Do conto de Hermilo,retiramos algumas imagens tais como ,a corrente,a água na altura dos joelhos, uma mulher sozinha no escuro, tábuas que voavam ,a eminência do fim,  a  mulher que sobrevive ,que nada, voa , flutua,no mundo líquido onde uma volta que dava já formava um redemoinho e as transformarmos em principios de movimento.
A música realizada por Leandro Oliván trabalha em alguns momentos com o recurso de síntese granular utilizando a voz do Hermilo em uma entrevista como fonte/material.
As outras composições tem o carácter mais concreto desde ruidos e sonoridades rítmicas defasadas que trabalham com materiais sintetizados com texturas orgânicas.

ENCHENTE
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Datas: 17,18,19,20,24,25,26,27 de março
Quintas, Sextas Sábados e Domingos às 20horas
Ingressos: R$20,00(inteira) R$ 10,00 (meia)
Concepção, direção e dramaturgia:  Flavia Pinheiro 
Desenho de Imagem e  Som: Leandro Oliván 
Performers: Gardênia Coleto, Marcela Aragão e Marcela Filipe 
Dramaturgista Corporal: Maria Paula CostaRêgo
Desenho de Luz: Pedro Vilela 
Diretor de Arte: Guilherme Luigi
Duração: 45 minutos 
Fotografia: Danilo Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos