Soledad – A Terra é Fogo Sob Nossos Pés



Esse projeto nasce de vários encontros. O encontro de uma atriz com um livro/provocação, o encontro da história de uma mulher que morreu em 1973 em Recife, com as inquietações artísticas de uma atriz que mora nessa mesma cidade em 2015, o encontro com o desejo de falar dessa mulher no palco, o encontro entre duas artistas de cidades e vivências diferentes e com muita vontade de criar juntas, o encontro dessas duas artistas com várias pessoas que viveram e pensaram o período da ditadura no Brasil e na América Latina, o encontro com pessoas que abraçaram essa bandeira do Projeto e juntos querem militar para essa montagem e finalmente o encontro dessa história com o momento sociopolítico-cultural atual do nosso país.
Tendo como estopim dessa pesquisa o livro de Urariano Mota “Soledad no Recife”. Mergulhamos no universo dessa revolucionária paraguaia, comunista, integrante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) no Brasil e morta em 1973 no episódio que ficou conhecido como "Massacre da Chácara São Bento", em Recife, entregue por seu próprio "companheiro", o Cabo Anselmo, e que estava grávida do mesmo. Mas também nos deparamos com a mulheraguerrida na luta por justiça e igualdade social, com a poeta e mãe.
A partir daí começamos a construção desse trabalho através de entrevistas com militantes, testemunhas, familiares, pessoas que tenham tido contato direto ou não com Soledad, mas que vivenciaram essa época, visitas a lugares ícones da trajetória de Soledad aqui em Recife, estudos e leituras sobre o período e sobre essa personagem.

Tudo isso não com a perspectiva memorialista ou de denúncia de um fato, mas sim com a vontade de olhar para trás tentando entender o nosso hoje. Atritar essa história com a nossa e a partir daí criar uma dramaturgia de forma colaborativa e levá-la à cena.  Resultando num espetáculo solo que mistura as vozes da atriz com a da personagem para contar essa história de um passado próximo sem perder de vista o nosso presente.

Soledad - A Terra é Fogo Sob Nossos Pés
Teatro Hermilo Borba Filho
Dias: de 03 à 20 de setembro 
Horário: todas as quintas, sextas e sábados às 20h, domingos às 19h.
Ingressos: R$30,00 e R$15,00
Foto: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos