“Concerto de Ispinho e Fulô” -Patativa do Assaré: um abraço e um bordado-





​ 
Os Correios apresentam Concerto de Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré: um abraço e um bordado. Concebido pela premiada Cia do Tijolo (SP), o espetáculo dá início a uma circulação nacional percorrendo sete estados e 13 cidades brasileiras com o propósito de disseminar a inigualável obra do poeta Patativa do Assaré, construindo assim uma espécie de cartografia literária afetiva do sertão.

Pernambuco recebe o espetáculo no período de 25 de julho a 1 de agosto, momento em que Patativa abraça o pedagogo Paulo Freire e os poetas pernambucanos. No dia 25 de julho, terá apresentação do “Concerto de Ispinho e Fulô” em São José do Egito, no sertão do Pajeú para homenagear a terra da poesia e os poetas pernambucanos.

Em seguida a Cia do Tijolo pega estrada rumo à Recife para homenagear Paulo Freire. Primeiro com o Workshop de Dramaturgia no dia 28 de julho; e depois com apresentações do “Concerto de Ispinho e Fulô” nos dias 29, 30 e 31 de julho. Todas as atividades em Recife acontecem no Teatro Hermilo Borba Filho, com entrada franca e classificação de 14 anos.

ABRAÇO A PAULO FREIRE

Patativa foi um brincante da palavra, que deu forma visível às belezas e misérias do Cariri, falando da sua realidade local e do sertão para falar do humano. Na dramaturgia construída pela Cia. do Tijolo, o poeta está no quintal da sua casa, e é dali que fala e recita poesia, fala dos seus dramas e alegria. E é dali que abraça e presta homenagem a vários outros artistas que também ajudaram o Brasil a pensar o sertão e a construir parte da nossa identidade nacional.

Patativa abraça o sertão metafísico de Guimarães Rosa; abraça Fabiano e Sinhá Vitória nas palavras secas de Graciliano Ramos; abraça os tantos severinos de João Cabral de Melo Neto; abraça o sertão duro e mítico de Euclides da Cunha.

O espetáculo presta homenagem maior ao pedagogo Paulo Freire – ele criou o método de ensino popular que tem tudo a ver com a forma que se instruiu o poeta Patativa do Assaré: vendo as coisas do entorno, formando seu conhecimento com as coisas da sua terra – daquilo que podia ver, ouvir e tocar.

As tantas pedagogias de Paulo Freire formam a base e o alicerce da Cia do Tijolo, já que a partir dessa fonte que a companhia constrói seus espetáculos: acreditando na construção da autonomia do indivíduo também por meio da cultura.

Desse modo, “Concerto de Ispinho e Fulo” faz uso da poesia para criar e desconstruir, ensinando o público a olhar para si mesmo de outras formas, olhar para a sua origem, cosendo e descosendo identidades, exercitando a liberdade, e conhecendo um pouco mais da história do país.

O espetáculo é um “concerto musical” – encenado e cantado por meio de músicas de compositores brasileiros, como Luiz Gonzaga, Hermínio Bello de Carvalho, Nelson Cavaquinho, além de composições próprias da Cia do Tijolo.

Ganhador do Prêmio Shell 2009 na categoria Música e do Prêmio CPT 2009 na categoria Projeto Sonoro, Concerto de Ispinho e Fulô traz na sua bagagem a incrível marca de 200 apresentações em mais de 60 cidades do Brasil e algumas do exterior, sendo visto por cerca de 40 mil pessoas.

CIRCULAÇÃO

Com patrocínio dos Correios, Concerto de Ispinho e Fulô realizará uma circulação em nível nacional, percorrendo sete estados e 13 cidades brasileiras – sempre visitando uma capital e uma cidade de pequeno porte, cuja história dialogue com temáticas mobilizadas pelo espetáculo. Serão 30 apresentações gratuitas, seguidas de workshops e bate papos, com o objetivo é descentralizar a oferta cultural do país, divulgando a poesia de Patativa para um público direto aproximado de seis mil pessoas.

O formato da circulação foi idealizado pela Cia. do Tijolo para percorrer fisicamente os caminhos que Patativa do Assaré percorre em seu percurso dramatúrgico. O estado de Pernambuco é a terceira etapa do circuito, e traz como tema “Patativa abraça Paulo Freire”. As apresentações acontecem primeiro em São José do Egito – a terra da poesia no Sertão do Pajeú; e depois em Recife, cidade onde nasceu o mais importante pedagogo brasileiro.






“Na busca de querer saber quem nós somos, ‘Concerto de Ispinho e Fulô’ é uma preciosa ajuda”. (Trecho da crítica de Barbara Heliodora. Em: O Globo, 27/04/2012).
WORKSHOPS E OFICINAS
Em cada estado, além das apresentações do Concerto de Ispinho e Fulô, haverá encontros com grupos da região, intercâmbios para troca de experiências, workshops de dramaturgia nas capitais e debates com temas específicos em todos os locais de apresentação.
Essas atividades fazem parte do processo de produção do conhecimento da Cia. do Tijolo, que sempre busca dialogar com os artistas locais, construindo novas redes, processos e espaços de criação coletiva.
Em Pernambuco, acontecem os Workshops de dramaturgia no dia 25 de julho, em São José do Egito, na escola Naná Patriota, às 14h; e no dia 28 de julho em Recife, no Teatro Hermilo Borba Filho.
VÍDEOS
REALIZAÇÃO
A circulação nacional do “Concerto de Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré: um abraço e um bordado” conta com a coordenação geral das empresas EmCartaz Empreendimentos Culturais e Spiral Criativa, ambas do Rio de Janeiro e integrantes da Incubadora Rio Criativo.

FICHA TÉCNICA

Direção Rogério Tarifa
Direção Musical William Guedes
Dramaturgia Cia do Tijolo
Supervisão Dramatúrgica Iná Camargo
Atores Dinho Lima Flor, Fabiana Barbosa, Rodrigo Mercadante, Karen Menatti, Thaís Pimpão
Atriz convidada Cris Raséc
Músicos Jonathan Silva, Aloísio Oliver, Maurício Damasceno
Músico convidado Anderson Areias, Marcos Coin
Composições Jonathan SilvaDinho Lima Flor
Figurino e Cenografia Silvana Marcondes e Cia do Tijolo
Consciência Corporal Érika Moura
Coreografia Jorge Garcia
Iluminação Fábio Retti
Comunicação Visual Fábio Viana
Edição de material gráfico Fernando Alax
Fotografia e Cenotecnia Alécio Cézar
Assessoria de Imprensa Breno Procópio – Diversa Cultural
Produção e Realização Cia do Tijolo, EmCartaz Empreendimentos Culturais e Spiral Criativa
Gestão e administração EmCartaz Empreendimentos Culturais e Spiral Criativa
SERVIÇO
PERNAMBUCO 25 de Julho a 1 de Agosto – Patativa Abraça Paulo Freire
São José do Egito
Quando: Dia 26 de Julho (domingo)
Onde: Escola Municipal Naná Patriota
Endereço: RUA - 25 DE AGOSTO S/N - BOA VISTA
Tel. de informações: (87) 9.9989.1000
Que horas: 19:30
Quanto: ENTRADA GRATUITA
Workshop de dramaturgia com a Cia do Tijolo – São José do Egito
Quando: dia 25 de julho
Onde: Escola Municipal Naná Patriota
Endereço: RUA 25 DE AGOSTO S/N - BOA VISTA
Contato: (87) 9.9989.1000
Que horas: 14h
Quanto: entrada gratuita
Recife
Quando: Dias 29,30 e 31 de Julho (quarta, quinta e sexta-feira)
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho
Endereço: Av. Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife
Tel. de informações: (81)3355.3321; 3355.3319
Que horas: 20h
Quanto: ENTRADA GRATUITA
Workshop de dramaturgia com a Cia do Tijolo – Recife
Quando: dia 28 de julho
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho
Endereço: Av. Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife
Contato: (81)3355.3321; 3355.3319
Que horas: 14h
Quanto: entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos